domingo, 6 de dezembro de 2009

Trilha Ecológica Inclusiva

Coordenado por Pitágoras José Binde, professor do departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e Ana Claudia Alves Santos, orientadora e voluntária do Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do Rio Grande do Norte – IERC/RN, a Trilha Ecológica Aplicada aos Deficientes Visuais é um evento que foi criado pelo Instituto em parceria com a UFRN no ano de 2007, quando o professor da disciplina Psicologia Aplicada à Educação Física teve a iniciativa de desenvolver, com os deficientes visuais, a atividade esportiva. Com uma reserva máxima para 50 componentes, mais uma edição do evento aconteceu na grande Natal no dia 26 de novembro e contou com a presença de alunos do 3º período do curso de Rádio & TV da UFRN, que participaram da trilha sob a orientação de Pitágoras Binde, professor da disciplina Psicologia Social e Comunicação. Responsáveis por fazer a divulgação do evento e do trabalho do Instituto por intermédio das mídias impressa, televisiva e/ou digital, alunos do curso de Jornalismo também se envolveram no trabalho, como foi o caso do Relações Públicas do Rotaract Universitários Natal Sul, Marcus Vinícius de Oliveira.

Metas

Objetivando desmistificar a imagem de total limitação que existe nos deficientes visuais, o evento teve como objetivo possibilitar o contato de pessoas “normais” com aquelas que não enxergam, mostrando que as diferenças podem ser ultrapassadas quando se há vontade de aprender com as limitações do próximo. Além disso, o passeio proporcionou aos participantes a diminuição do estresse a partir da atividade físico-mental, que tem em seu cronograma desde alongamentos até aulas de fundamentação de como devemos diminuir as preocupações adquiridas no dia-a-dia.

Apoio

O Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do Rio Grande do Norte, através de convênios mantidos com o Governo Municipal e Estadual, se mantém com uma estrutura de 2.046 m2, apresentando desde salas de aula até áreas de lazer com piscina e parque infantil, acomodando cerca de 200 alunos em suas dependências. Localizado na Rua Fonseca e Silva, no Alecrim, o local também recebe ajuda de voluntários, que doam alimentos, roupas e dinheiro. Para colaborar com qualquer quantia ao Instituto, basta fazer o depósito na conta 3.740-0 da Agência 0o22-1 do Banco do Brasil.

Para saber mais informações sobre o IERC/RN e suas atividades, acesse o site: http://www.ufrnet.br/cegosrn/

Texto: Marcus Vinícius de Oliveira e Michelle Terra/Estudantes de Jornalismo.
Fotos: Site do IERC/RN

Nenhum comentário: